Como Funciona o processo de Recrutamento e Seleção na maioria das Empresas
Posted by BMX on setembro 27, 2017
Enviei o meu currículo para a empresa e ainda não me retornaram, devo ligar? Será que me chamarão para uma entrevista de emprego? Quanto demora a me darem um retorno? Será que não passei na seleção? A empresa entrará em contato comigo ou devo procurá-la?
Se você já passou por um processo seletivo, com certeza já deve ter ficado com algumas destas dúvidas, muito comuns entre os profissionais que participam de processos seletivos em busca de uma vaga ou colocação no mercado. Isso porque o processo de recrutamento e seleção é complexo e delicado, geralmente demorando alguns dias ou até meses para ser concluído.
PROCESSOS SELETIVOS
Confira como funciona o processo de recrutamento e seleção de pessoas dentro das empresas e organizações:
SOLICITAÇÃO DE ABERTURA DA VAGA A SER PREENCHIDA
O gestor de uma determinada área da empresa identifica a necessidade de preencher ou criar determinado cargo, e solicita ao departamento de Recursos Humanos (RH) a abertura da vaga, ressaltando o prazo e o motivo da contratação.
SELEÇÃO INTERNA OU EXTERNA
Após a solicitação de abertura da vaga, a gestão de pessoas analisa e avalia se o processo de recrutamento será interno — aproveitando os próprios colaboradores da empresa que desejam mudar de cargo e que se encaixam na descrição da vaga —, ou externo (recrutando profissionais disponíveis no mercado).
ABERTURA DA VAGA AO MERCADO
Depois de selecionado qual o tipo de contratação, o RH deve elaborar o anúncio da vaga. Embora possa variar de uma organização para a outra, este anúncio geralmente contém o título da vaga ofertada, descrição das atividades que deverão ser desempenhadas pelo profissional contratado, benefícios e o salário oferecido pela empresa. Outro dado que precisa ser informado é como entrar em contato com a empresa, seja por email ou telefone.
ANÚNCIO DA VAGA
Após preparar o anúncio da vaga, com todas as informações acima, o RH deve selecionar os locais em que a vaga será veiculada — como agências de empregos, banco de talentos da própria empresa, internet, portais de trabalho, Linkedin, grupos específicos de vagas no Facebook, jornais etc.
SELEÇÃO DOS CURRÍCULOS E POSSÍVEIS COLABORADORES
Depois de receber os currículos dos candidatos interessados à vaga, é hora de fazer uma triagem dos profissionais que mais se adéquam à vaga e exigências da empresa. Após isso, a empresa entra em contato com todos os pré-selecionados e marca a entrevista de emprego.
ENTREVISTA COM OS CANDIDATOS
O próximo passo é a realização da entrevista pessoal, em que o recrutador confirma os dados contidos no currículo e faz perguntas relacionadas ao cargo ofertado e à vida profissional do candidato. Também podem ser aplicados testes e dinâmicas, conforme a necessidade e política de contratação da empresa.
RETORNO AO CANDIDATO
Após a realização das entrevistas, o RH avalia, juntamente com demais interessados na contratação, qual o candidato melhor se encaixa às necessidades da empresa. Uma vez selecionado o candidato a ser contratado, a organização deve entrar em contato tanto com ele quanto com os que não foram selecionados, agradecendo e convidando-os para uma próxima oportunidade.
CONTRATAÇÃO
Depois de definido o candidato ideal para exercer o cargo, o RH deve fornecer a lista de documentos que o profissional deverá levar à empresa, dentro de um prazo pré-estabelecido, bem como indicar a realização de um teste admissional.
Fonte: httpibccoaching
Por José R.M